Uma usina fotovoltaica gera energia em dias nublados?
Saiba como um sistema fotovoltaico gera energia em dias chuvosos e nublados.
Se você já pensou em instalar painéis solares em sua casa ou empresa, com certeza já se perguntou se é possível produzir energia solar em um dia chuvoso ou nublado.
Com a redução da radiação solar, o rendimento do seu sistema fotovoltaico também pode diminuir.
Mas não se preocupe, nós temos a solução!
No conteúdo de hoje falaremos sobre a produção de energia solar em períodos chuvosos ou nublados e alternativas para garantir o funcionamento de seu sistema de energia solar. Confira abaixo!
Como funciona a Energia solar com chuva?
Como esperado, o rendimento solar em dias chuvosos é menor que em dias ensolarados.
Isso acontece porque os painéis solares requerem incidência solar direta, portanto, com a diminuição dessa incidência em dias de chuva, menos energia é gerada.
No entanto, é muito importante notar que uma redução não significa que seu sistema fotovoltaico deixará de funcionar.
Além disso, a água da chuva ajuda a manutenção dos seus painéis solares, removendo toda a sujeira e outros elementos que possam prejudicar o funcionamento.
Portanto, mesmo em condições de pouca luz causadas pela estação chuvosa, seu sistema continuará funcionando de maneira mais lenta, mas ainda assim efetiva.
A Energia solar funciona em dias nublados?
Nos dias nublados o funcionamento também é mais baixo.
Desta forma, a formação de um grande número de nuvens espalha a incidência solar nos painéis, minimizando a produção de energia.
No entanto, existem painéis solares desenvolvidos especificamente para esta situação, conseguindo aproveitar a incidência do sol mesmo com a dispersão induzida por nuvens.
Com isso em mente, como o sol por trás das nuvens gera energia, fica mais fácil usá-lo regularmente, em vez de apenas luz solar direta.
Por que a eficiência da energia solar diminui em dias de chuva e nublados?
Como falamos acima, a produção de energia solar não deixa de existir em dias chuvosos ou nublados.
No entanto, ele opera entre 10% e 30% da sua capacidade, pois concentrações mais altas de nuvens prejudicam o desempenho de irradiação.
Por outro lado, a demanda pode ser atendida por cálculos feitos pela empresa para equilibrar as taxas para o melhor desempenho dos painéis solares.
Ou seja, embora o Brasil possua um alto índice de dias de sol, será necessário um pequeno acréscimo na geração de energia em dias de baixa.
Solução para momentos em que a energia solar não é gerada: Bateria Solar
A bateria solar é encontrada em três tipos: chumbo-ácido, níquel-cádmio e íons de lítio, contribuindo para o funcionamento do seu sistema de energia solar.
Portanto, a utilização dessas baterias, conectadas à rede, traz soluções de armazenamento de energia quando falta energia na rede, em dias chuvosos e nublados.
Ainda assim, é válido lembrar que baterias como as de chumbo-ácido e níquel-cádmio possuem um custo muito alto em relação à sua vida útil.
Enquanto isso, a bateria de íons de lítio possui uma maior durabilidade e capacidade de armazenamento, ideal para sistemas on-grid.
Como fazer para adquirir sua usina solar fotovoltaica?
Invista em energia solar com a GeraVolts!
Temos condições de pagamentos especiais, financiamentos, parcelas de até 84x, garantia de mão de obra de 3 anos e sua primeira parcela em até 12 meses. Incrível né!
Possuímos uma equipe profissional, com anos de experiência no mercado solar e produtos qualificados que garantem a alta performance por 25 anos!
Solicite agora o orçamento da sua usina solar fotovoltaica preenchendo o formulário abaixo.
"*" indica campos obrigatórios