Logotipo

Energia Solar

(Entenda o Processo)

O que é energia fotovoltaica?

Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.

Como é produzida a energia solar?

O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas. As células fotovoltaicas são feitas de materiais capazes de transformar a radiação solar diretamente em energia elétrica através do chamado “efeito fotovoltaico”.

Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, desta forma gerando eletricidade. As células fotovoltaicas podem ser dispostas de diversas formas, sendo as mais utilizada a montagem de painéis ou módulos solares.

Tipos de Sistemas Fotovoltaicos

Sistemas Isolados (off-gride)

Sistemas isolados são aqueles que não se integram a rede elétrica e geralmente são utilizados em locais remotos ou onde o custo de acesso a rede é maior que o próprio sistema. Também conhecido como sistema off-grid, é composto basicamente por um conjunto de painéis fotovoltaicos, um controlador de carga, um banco de bateiras e um inversor de tensão.

Durante o dia, a energia elétrica produzida pelos painéis é armazenada nas baterias para ser utilizada normalmente à noite, alimentando aparelhos como TV, lâmpadas, etc..

Ilustração Sistemas Isolados

Sistemas conectados à rede (grid die)

Sistemas Conectados são caracterizados por estarem integrados à rede elétrica da concessionaria que abastece a população. Eles são capazes de abastecer a rede elétrica com energia gerada que pode ser utiliza por outro consumidor da rede. São conhecidos como sistema grid-tie e são compostos pelos conjuntos de painéis fotovoltaicos, dispositivos de proteção elétrica e o um inversor, que é conectado à rede da concessionária.

Durante o dia, a energia elétrica gerada pelos painéis, através do inversor, alimenta os aparelhos da casa. A noite a energia necessária será recebida da companhia elétrica. Caso o consumo de energia durante o dia seja menor que a quantidade gerada, a energia excedente é entregue para concessionária, gerando créditos que poderão ser abatidos da conta de energia dos meses subsequentes ou poderão ser utilizados em outra unidade consumidora(outro endereço) do mesmo usuário, desde que esteja em área de atuação da mesma concessionaria.

Ilustração Sistemas Conectados à rede

Comece agora investir melhor o seu dinheiro contribuindo com nosso planeta!